Porque utilizar o void linux




O Void é um sistema operacional de uso geral, baseado no kernel monolítico Linux® . Seu sistema de pacotes permite que você instale, atualize e remova rapidamente softwares. 

Não é um fork ou uma perfumaria!

O Void Linux é uma distribuição independente, desenvolvida inteiramente por voluntários.
O Void não é uma modificação de uma distribuição existente. O gerenciador de pacotes e o sistema de compilação do Void foram escritos do zero.
Liberação de rolamento, instale uma vez, atualize diariamente. Seu sistema estará sempre atualizado.
Tem o runit como o sistema init e supervisor de serviço. Runit é uma abordagem simples e eficaz para inicializar o sistema com supervisão de serviço confiável. 
O xbps-src pode criar compilação nativa ou cruzada para a máquina de destino e suporta várias bibliotecas C (atualmente glibc e musl).
O sistema tem um “Q” de nostalgia na instalação, seguindo de perto as filosofias do Unix e do BSD, parece que estamos diante de uma distribuição de base antiga como o Slackware e o Debian(netinst), Apesar de simples o instalador não é complicado, além de existir vídeos, blogs com os passo a passo do mesmo. Instalado, se percebe um sistema moderno, Void é uma distro simples, mas isso não impede de trazer alguma inovação. Foi a distro (8 meses após o fedora) a adotar o systemd e em 2014 começou a migrar para o runit em seu lugar, também utiliza o libressl ao invés do openssl e há iso com musl e iso com glibc, provando que a distro não tem medo de experimentar o novo, mantendo suas raízes.
Com o sistema instalado é possível notar um sistema leve, que consome pouco,eficiente e como o próprio nome já diz: “vazio”, poucos programas instalados. Portanto, ótimo para quem quer instalar apenas o que usa, o runit se mostra rápido, e apesar das maiorias das distros utilizarem systemd que creio ser um facilitador para os sysadmin, não que o runit não poderia ser utilizado em servidores,apenas que o systemd é adotado em sua maioria por conta da grande base de distros. Nos desktops em uso domésticos, o systemd não é tão necessário assim, consome mais recursos da máquina, sem um grande benefício ao usuário comum.

O delay das atualizações é muito bom, vários programas nos repositórios, tudo atualizado de fácil instalação.

Aguns comando (como root, para user comum usar com o sudo) básicos e seus semelhantes na base Debian:



Para mais comandos visite: https://wiki.voidlinux.org/Rosetta_stone


Fontes:



Comentários

  1. Fiquei um pouco em dúvida sobre o t´ítulo do artigo. Acabou sendo uma mini apresentacao do void. Os motivos pelos quais deveriasse usar ele ficou meio que no ar. É o fato de não ser fork. De usar runit. Por ser old school nas instalacoes... no mais quero experimentar pra ver qual é...

    ResponderExcluir
  2. Experimenta, é uma distro muito leve, é uma experiência bacana, principalmente se nunca usou distro sem o systemd ou com instalação minimalista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário